Quatro baianos que atualmente vivem em Brasília se tornaram alvos de uma operação policial após serem apontados como responsáveis por um perfil nas redes sociais que divulgava informações falsas sobre moradores de Barra, no oeste da Bahia. Apesar de não residirem na cidade, os investigados criaram um “jornal” online, onde publicavam conteúdos difamatórios contra políticos, comerciantes e outras pessoas da região.
A ação, deflagrada na última quarta-feira (2), foi motivada por diversas denúncias registradas na delegacia local. Segundo o delegado Jenivaldo Rodrigues, que coordena a investigação, o perfil publicava postagens sempre na madrugada, por volta das 3h, lançando acusações que geraram conflitos, separações e afetaram a reputação de mais de 30 moradores. “A população ficou indignada. Muita gente procurou a delegacia pedindo providências”, afirmou.
As postagens ocorreram entre setembro e outubro de 2024, período das eleições municipais, e muitas delas tinham como alvo um dos candidatos à prefeitura, que mesmo assim venceu o pleito. Além de políticos, comerciantes também foram vítimas das acusações infundadas. “Chegamos a atender um homem de 51 anos que foi falsamente acusado de estupro e ficou desesperado com a repercussão”, relatou o delegado.
Com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal, os investigadores cumpriram mandados de busca e apreensão, recolhendo celulares e outros equipamentos dos suspeitos. O material será analisado para identificar se há mais envolvidos no esquema. Há indícios de que o líder do grupo, identificado apenas como Ramon, recebia dinheiro para publicar as informações falsas.
As investigações seguem em andamento para esclarecer o caso e responsabilizar os envolvidos.
Deixe um comentário